sexta-feira, 29 de abril de 2011

0078 [Artigo] A Crianças e o Adolescente (I)

A CRIANÇA E O ADOLESCENTE (I)

Definir a criança ou o adolescente não é tão simples quanto parece. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no seu artigo 2º considera “criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade”. A psicanálise divide a infância em três etapas: 1a, 2a e 3a infâncias sendo que a entrada na adolescência se sucede à 3a infância.
É um momento subjetivo de perdas e aquisições biopsicossociais (mudanças no corpo, mente, sexualidade e função reprodutora). A exploração do corpo nessa nova fase tem como eixo a própria sexualidade. Perde-se o corpo infantil para adquirir um corpo adolescente, preparando-o para a vida adulta. O mesmo ocorre com os processos psíquicos que se refletem numa mudança geral de comportamentos, voltando-se para assuntos mais ligados à atividade adulta. Trocam-se os programas infantis de TV por programas como a paquera e passeios aos shoppings. O adolescente se caracteriza pela busca de seu próprio espaço na sociedade e essa é uma das maiores marcas dessa fase.
Embora muito aborrecedor para o adulto, o confronto com a geração precedente é inevitável na formação de sua identidade sexual, identidade esta que forma a personalidade adulta. É necessário se fazer a distinção entre adolescência (processo psicossocial ligado à sexualidade) e puberdade (processo biológico preparatório para a reprodução).
#
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> gobett@tribunatp.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...