quarta-feira, 20 de abril de 2011

0072 [Artigo] TOC (IV) - Compulsões e Rituais

TOC (IV) – Compulsões e Rituais

Rituais em pessoas com TOC
Há um grupo de compulsões que não são observáveis no comportamento, pois ocorrem mentalmente, mas têm o mesmo objetivo das demais: reduzir a angústia associada às idéias. As mais comuns:
● Repetir palavras especiais ou frases;
Rezar;
● Relembrar cenas ou imagens;
 Contar ou repetir números;
● Fazer listas;
Marcar datas;
● Substituir pensamentos indesejáveis por pensamentos contrários;
As evitações podem não serem associadas ao medo de contaminação de doenças. O nojo pode ser o fator desencadeador. Evitam tocar em: carne, gelatina, colas, urina, sêmen, etc., não por medo de contrair doenças ou outro pensamento catastrófico comum ao TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Evita-se por nojo mesmo. O tratamento indicado para o TOC (terapia de exposição e prevenção de rituais) pode sanar os sintomas compulsivos de qualquer natureza.
Um elemento comum no TOC é o medo de falhar. A pessoa fantasia tragédias decorrentes de sua suposta falha (incêndio, inundação entre outras coisas) e começa a fazer verificações e repetições para se aliviar da angústia que surge. Essas fantasias surgem em forma de dúvidas e incertezas, chegando ao ponto de a pessoa preferir não assumir certas responsabilidades para evitar a angústia. Não sai por último para não esquecer nada ligado, por exemplo. Pessoas exigentes e/ou perfeccionistas são as mais atingidas por esses pensamentos.
P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...