sexta-feira, 22 de abril de 2011

0074 [Perg/Resp] Minha filha de 11 anos é interesseira


Minha filha de 11 anos é muito vaidosa, arrogante, sempre me critica. Já não quer me abraçar nem beijar, só chega perto de mim para pedir coisas que são de interesse dela. Penso em negar, mas sou mole e acabo cedendo. Será que ela vai voltar a ser o que ela era antes, quando crescer? Só tem olhos para amigas, computador e espelho.
Hélia, Uberada/MG.

Sua filha é pré-adolescente, nada mais natural. Essa fase inicia uma transição relativamente longa, a adolescência. Não conheço adolescente que não seja egoísta, possessivo, interesseiro. Afinal, ele perdeu o direito de ser criança, mas não adquiriu o de ser adulto. Esse momento é confuso pela identidade que ainda terá que se firmar no término da adolescência, e isso quer dizer que ela não voltará a ser o que era antes. Não sei exatamente o que quis ao me perguntar isso, mas ninguém pode voltar no tempo. Mas não é possível saber se os comportamentos descritos vão deixar de fazer parte dela. Espera-se que sim, com a maturidade.
Ela só quer amigas e computador
É comum as mães sofrerem emocionalmente ao ver seus filhos crescendo e ganhando autonomia. É um paradoxo, pois sua razão quer a maturidade do filho/a, mas a emoção entra em conflito.
Para que seja possível à sua filha tal amadurecimento, é imprescindível que você saiba suportar os ‘caprichos’ dela sem tanta angústia. Sua filha está buscando uma forma de se tornar pessoa. Aceitar parece ser sua dificuldade.

P a r a   e n v i a r   p e r g u n t a s : gobett@tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

ATENÇÃO! Palavras ofensivas, spams, links serão removidos. Perguntas SOMENTE pelo pelo e-mail >> pedrogobett@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...